quinta-feira, 17 de abril de 2008

Decodificando a mecânica...

Nesta semana nos reunimos com o professor Joel Romano, do departamento de engenharia mecânica, do campus I.Nosso objetivo foi obter o procedimento e os materiais necessários para a construção de uma máquina que modelasse um relevo de acordo com a imagem fornecida pelo computador.

A máquina:
Denominado ponte de rolagem, o escultor será constituído de 3 motores de passo(para que haja movimentação nos três eixos x,y,z)e um dremel que irá esculpir o relevo em gesso(não mais espuma de poliuretano, já que há maiores dificuldades de se modelar um relevo com precisão, em materiais maleáveis).

Vídeo de Demonstração da máquina:




O material:
Como já descrito, devemos providenciar 3 motores de passo, com potência de aproximadamente 590W, 1 dremel (retífica portátil) e tres fusos(parafusos de 15,8mm).




-> Dremel



Obs: Os motores de passo podem ser substituídos por motores utilizados em pára-brisas, entretanto, caso sejam estes últimos escolhidos, deve-se alterar a parte de programação, o que nos levaria a alguns transtornos.

Encaminhamentos:
Na semana que se segue, começaremos a fazer o programa que controla a máquina,assim como pesquisaremos lugares onde as peças necessárias podem ser encontradas com preços acessíveis(no caso,ferro velho).Também iremos ao patrimônio (campus I)e com o auxílio e permissão da professora Lia,examinaremos alguns motores de impressoras que estejam estragadas, afim de utilizá-los em nosso projeto, o que nos trará uma economia ,já que não serão comprados.Adquiridos os motores, ligaremos para o Joel, e começaremos a construção da máquina.

Um comentário:

Unknown disse...

Quero parabenizá-los pela realização do projeto! Sabemos que não é fácil trabalhar em grupo, suportar a pressão e os contratempos. Porém ao concluir a nossa missão nos sentimos capazes de realizar muito mais! Desejo muito sucesso para vocês!!!
Sandra Maria Glória da Silva aluna da Especialiação em Educação Tecnológica CEFET-MG